Doe Vida, doe sangue

Ontem (14/06) foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproveitou o ensejo para lançar no território brasileiro a campanha “Mais sangue, mais vida”.

Essa campanha tem a finalidade de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue regularmente. De acordo com o próprio OMS, se todos doassem duas vezes por mês não haveria o problema de falta para a transfusão de sangue aos pacientes. 

Vale destacar que foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria 1.3533, onde foi instituído novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos que apresenta os critérios de doação de sangue.  Inclusive, também aumentou a segurança para as doações e recebimento de sangue e a ampliação da faixa etária no Brasil.

Confira alguns critérios fundamentais para ser um doador: pesar mais de 50 quilos; ter entre 16 a 68 anos; não pode ter ingerido qualquer bebida alcoólica nas últimas quatro horas; após vacina contra gripe ou rubéola deve esperar até 30 dias para doar sangue; se caso fez uma tatuagem recentemente deve esperar 12 meses; não pode estar com gripe, resfriado ou com febre; após vacina contra H1N1 deve aguardar 48 horas, entre outras recomendações.

Fonte: OMS, Minha Vida

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam protection by WP Captcha-Free