Muita água nesse verão!

A água compõe até 60% do homem e 50% da mulher, e é usada em diferentes processos químicos e metabólicos do corpo.

Uma pessoa normal perde cerca de 2,6 litros de água por dia, sem fazer nenhum exercício intenso. Se houver atividade física e muito suor, esse gasto pode aumentar até 1 litro.

Por isso, os médicos recomendam reforçar a hidratação, principalmente nos dias de calor. Além de água – pelo menos 2 litros por dia –, líquidos como água de coco e isotônicos ajudam a repor nutrientes e sais minerais.

A maioria (58%) da ingestão de água que fazemos é por meio de bebidas, mas os alimentos também contêm água. A quantidade pode variar de 4% a 98%. Uma alface, por exemplo, tem 95%, enquanto um brigadeiro concentra apenas 6% – razão pela qual dá mais sede.

Isotônicos
As bebidas isotônicas são soluções que misturam água e sais minerais, e cuja concentração de moléculas é semelhante aos fluidos do corpo. Portanto, podem ser incorporadas e transferidas para a corrente sanguínea mais rapidamente.
Esse produto foi desenvolvido para repor líquidos e sais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar o desempenho esportivo.

ATENÇÃO!
Apesar de ser vendido livremente para compensar a perda de água durante a atividade física, o uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica, devido a alta quantidade de sódio, principalmente se a pessoa for hipertensa; possui algum problema renal ou que tenham retenção de líquidos.

Fonte: G1.com

Esta entrada foi publicada em Saúde e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam protection by WP Captcha-Free